TUDO PRONTO PARA O CARNAVAL
DO RIO EM SAN LUIS, NA ARGENTINA


Amebras entrega nesta quinta, dia 19, as fantasias da Escola de Samba Sierras Del Carnaval, confeccionadas nas oficinas coordenadas pela instituição na província argentina

A Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil) entrega na quinta-feira, dia 19 de março, todas as fantasias da Escola de Samba Sierras del Carnaval, agremiação argentina que abre os desfiles da sexta edição do Carnaval do Rio em San Luis. Tendo como produtora oficial a Gangazumba Produções, que realiza os desfiles em parceria com a Amebras e a empresa carioca AMI7, o evento acontece no próximo fim de semana, de 21 a 23, na província de San Luis, no centro-oeste da Argentina, a 800 km de Buenos Aires. Na ocasião, se apresentam 1500 sambistas do Rio - divididos em duas escolas formadas por alas de agremiações do Grupo Especial e Série A - mais a Sierras del Carnaval e uma escola de samba mirim, também argentina. 

“A equipe começou a trabalhar em San Luis em setembro do ano passado, quando nossos capacitadores desembarcaram na província para dar aulas nas oficinas de adereços, percussão e samba no pé. Nesta segunda, ao vistoriar a produção, pude constatar a qualidade do trabalho, que evolui ano a ano”, conta Célia Domingues, coordenadora técnica geral do evento e presidente da Amebras. “Este ano enfrentamos uma dificuldade a mais, que foi a falta de materiais; mas nossos profissionais buscaram alternativas artísticas e criativas que permitiram conduzir a produção sem perder o conceito do projeto inicial”, acrescenta.

A Sierras Del Carnaval tem como diretor artístico o coreógrafo, dançarino e produtor brasileiro Wallace Souza, que também é professor de dança da Amebras e coordenador dos capacitadores. Já a equipe de artistas, aderecistas e figurinistas da Amebras é composta por Bill Oliveira, Renato Rodrigues, Clébio Freitas, Karlla Stachlewski, Delia Turlach, Maria Anunciada e Paulo Constâncio.

Desfilando pelo quarto ano consecutivo, a Sierras Del Carnaval levará para o sambódromo de Potrero de los Funes, em San Luis, o enredo “Atitude Saudável”, baseado nas ações de qualidade de vida implementadas pelo governo local.

Amebras já formou mais de 500 pessoas na Argentina - Desde a primeira edição do Carnaval do Rio em San Luis, em 2010, a Amebras coordena a capacitação de mulheres argentinas da região em ofícios carnavalescos. O trabalho faz parte da filosofia levada pelos brasileiros para o evento, que é considerado o maior desfile de Carnaval realizado por brasileiros fora do Brasil.

“O Carnaval é um instrumento poderoso de inclusão social e esta filosofia, que sempre foi a base das ações da Amebras, também foi incorporada pelo governo da província argentina. Mais que um desfile, o Carnaval do Rio em San Luis é uma verdadeira troca de experiências culturais e sociais entre brasileiros e argentinos. Através das oficinas conduzidas por nossa equipe, já foram capacitadas mais de 500 mulheres de San Luis”, conta Célia Domingues, presidente da Amebras e coordenadora técnica geral do evento.